
Individual
Sol Moufer
Dados Pessoais
E-mail Público: solmoufer@yahoo.com
Telefone Público: (85) 988178001
Endereço: Vila Marilandia 25, Parquelândia, Fortaleza, CE, BR
Estado: CE
Município:
CEP: 60455-030
Logradouro: Vila Marilandia
Número: 25
Complemento:
Bairro: Parquelândia
Descrição
Artista e pesquisadora, Mestre em Arte Contemporânea pela Universidade Federal do Ceará (UFC), formada em Artes Cênicas pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE) e graduada em Letras-Literatura pela Universidade do Estado do Ceará (UECE), Sol desenvolve há mais de 8 anos trabalho de produção teatral na cidade de Fortaleza-CE. Não somente teatral, mas também na área de literatura, artesanato|moda, circense, artes visuais e performance. E com estas linguagens foi contempladas com editais e prêmios.Enquanto artista esteve envolvida em projetos como “Conversa Recitada”, que integrou a programação de Literatura em Revista do Centro Cultural Banco do Nordeste, o qual lançava o olhar sobre a escritora norte-americana Doroty Parker e a cearense Ayla Andrade, realizando leituras dramatizadas de contos das duas autoras. Participou como atriz das peças musicais Majestic Bar – (2008-2010) e O Casamento de Noel(2011) e peças performáticas como Rãmlet Soul – Coletivo Soul(2010). Atuou também no cinema; participou dos filmes As Mães de Chico Xavier(2011), de Glauber Filho e Halder Gomes; Area Q(2011), de Gerson Sanginitto e Cine Holiúdy: o astista contra o Caba do mal, de Halder Gomes. Foi integrante por 7 anos da Companhia CLE (Circo Lúdico Experimental), cia de circo contemporâneo, onde realizou os espetáculos Erêndira (2011) e E o trem partiu (2011), ambos dirigidos por Sâmia Bittencourt. Em 2012 estreou a performance chamada O Vestido, ideia original de Juliana Capibaribe e compartilhada com Sol, que desdobrando a obra criou um vestido com peças de figurinos doadas por atrizes cearenses. O Vestido de Sol Moufer tornou-se pesquisa de mestrado e hoje homenageia diversas atrizes cearenses.
Também atua como artista multimídia ao interferir no cotidiano das pessoas com a artecarimbo e lambe-lambes, em parceria com artistas de outras localidades do país e do mundo. Sua artecarimbo mais conhecida “Own gata deixa de ser uoó”, uma expressão carregada de humor que mostra o modo da artista se posicionar criticamente frente a tudo aquilo que tenta enquadrá-la, ou melhor, nos “enquadrar a vida”. Com este carimbo, além da cidade de Fortaleza, realizou intervenções na região do Cariri e, através de parcerias que se dão à distância com outros artistas, em São Paulo-SP, Amsterdã na Holanda, na fronteira entre Grécia e Macedônia e em Atenas, capital da Grécia.
Além disso, pratica a arte correio ao enviar cartas para atrizes da cidade de Fortaleza e artistas-amigos espalhados pelo mundo. Com a ideia de cartas também realiza o projeto “Cartas à deriva” com o artista paulista Ierê Papá.
Vídeos
-
O Vestido - trabalho independente de Sol Moufer
-
Em algum lugar entre o mar e o sertão
-
Encontro com atrizes cearenses - Pesquisa O VESTIDO – CÓPIA (des)CONFORME O ORIGINAL Intervenção urbana em cartas, pastiche e encontros de atrizes
Galeria
