Funções

Descrição curta

Fotógrafa desde 2013, realizadora audiovisual, criadora da Web Série Sertão Delas e instrotura de arte e cultura, ministrando oficinas de audiovisual (direção de fotografia, montagem, produção de documentários). Criou o Ponto de Cultura CULTURA NO LARGO, onde produz festivais, oficinas, saraus, bazares, etc. Destacando-se o Festival Tamarineiras, primeiro festival produzido e protagonizado apenas por mulheres no interior do estado.
Pesquisa há 5 anos sobre as tradições dos Caretas da Semana Santa da região Centro Sul.
Mochileira e artesã, viajou o Brasil expondo na rua, misturando técnicas como macramé, escultura produção de colares, pulseiras, etc

Dados Pessoais

E-mail Público: alexiaduarte.arte@gmail.com

Telefone Público: (88) 99690-5530

Endereço: Rua Uzias Soares Diniz 200, Novo Centro, Icó, CE, BR

Estado: CE

Município:

CEP: 63430-000

Logradouro: Rua Uzias Soares Diniz

Número: 200

Complemento: Prox. Hospital Regional

Bairro: Novo Centro

Descrição

Alexia Duarte é fotógrafa, produtora cultural e realizadora audiovisual, atuante desde 2013. Iniciou sua trajetória artística ao adquirir sua primeira câmera fotográfica, realizando ensaios pelas ruas históricas de Icó, interior do Ceará. Participou de coletivos artísticos promovendo de saraus, exposições fotográficas e performances em festivais. Trabalha como fotógrafa, editora e videomaker na produção de conteúdos audiovisuais para artistas e empresas locais.
Em 2015, deu início à sua atuação como produtora cultural ao fundar o coletivo e Ponto de Cultura Cultura no Largo, em Icó/CE, onde realiza até hoje, de forma independente, livre e gratuita, festivais, saraus, shows, oficinas, exposições e rodas de conversa, envolvendo diversas linguagens artísticas. Seu trabalho tem como eixo central o protagonismo feminino, a valorização das culturas populares e das tradições do sertão nordestino.
Como fotógrafa e produtora audiovisual, desenvolve projetos autorais em documentários, filmes e fotografia. Em 2017, passou a viajar pelo Brasil expondo artesanato e produzindo arte de rua, experiência que ampliou suas trocas culturais. Paralelamente, mantém projetos musicais, realizando apresentações com repertório de canções nacionais e internacionais.
Em 2018, iniciou pesquisas sobre a tradição dos Caretas da Semana Santa do região Centro Sul do Ceará, produzindo e dirigindo um documentário do grupo "Caretas do Alto da Bonita", de Iguatu/CE. Seguindo em sua pesquisa, desenvolveu a exposição fotográfica e o filme "Sertão Mascarado", com os caretas da cidade de Umari.
Em 2020, idealizou e produziu o Festival Tamarineiras, o primeiro festival com programação e produção 100% feminina no interior do Ceará, que contou com mais de 100 mulheres nordestinas em suas cinco edições.
No audiovisual, criou em 2020 a web série Sertão Delas, dirigindo duas temporadas, somando 14 episódios em formato de curta-metragem documental, retratando o cotidiano, os fazeres artísticos e os desafios de mulheres artistas do sertão cearense. Seus trabalhos incluem ainda o Doc. Musical Ana da Rabeca – Sonora Brasil (2021), realizado para o Sesc; a web série "Seres Ancestrais (2023)", com 22 Mestres e Mestras da Cultura do Estado do Ceará, Tesouros Vivos, pela Casa de Saberes Cego Aderaldo; além dos documentários Sons Que Vêm de Lá (2025), entre outros projetos. Também dirigiu minidocumentários e videoclipes viabilizados pela Lei Paulo Gustavo.
Atua como instrutora de arte e cultura, ministrando cursos de Produção de Minidocumentário, além de oficinas de Fotografia e Edição. É fundadora da Alexia Duarte – Produções Criativas, produtora voltada à produção musical, fotografia e audiovisual. Em parceria com o grupo Camaleão de Teatro e o Ponto de Cultura Cultura no Largo, criou o cineclube CutuCa, dedicado à formação de público e à difusão do cinema no interior cearense.

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem